Tire suas dúvidas (FAQ)

[Última atualização: 29 de julho de 2020]

Estas informações serão atualizadas à medida que novas medidas forem anunciadas.

Sua dúvida é sobre a Covid-19? Acesse o site do Governo do Estado de Santa Catarina ou o site do Ministério da Saúde.

Todas as notícias veiculadas pela UFSC sobre o Coronavírus podem ser acessadas no site.

Sobre o funcionamento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

  1. A UFSC está fechada?
    Não. A UFSC está com funcionamento pleno, porém as atividades, em sua grande maioria, estão sendo executadas à distância. Funcionam diariamente serviços presenciais essenciais de saúde e segurança, além das pesquisas da Universidade e atividades de extensão, mesmo de forma remota.
  2. Até quanto tempo as aulas presenciais estarão suspensas?
    A Administração Central da UFSC divulgou uma Nota Oficial em 30 de junho, na qual informa que “não retomará o ensino de forma presencial durante o ano de 2020, enquanto não houver condições sanitárias e epidemiológicas que garantam a segurança de sua comunidade universitária”.
  3. Quando o ensino não presencial vai começar a ser oferecido?
    O Conselho Universitário decidiu, no dia 21 de julho, que a UFSC retomaria as atividades de ensino, agora por meio remoto, a partir da semana de 31 de agosto. Mais informações nesta notícia.
  4. O semestre de 2020.1 foi cancelado?
    Não. As atividades de ensino estavam suspensas e serão retomadas, complementadas pelo Calendário Suplementar Excepcional. Várias ações continuaram a acontecer mesmo com a suspensão das atividades de ensino, como defesas de TCC, formaturas, defesas de teses.

 

Sobre o ingresso de novos estudantes de graduação

  1. O Vestibular UFSC 2020.2 está cancelado?
    Não está cancelado, suas provas foram suspensas, mas o processo seletivo vai ocorrer. O anúncio oficial foi em 14 de abril. Excepcionalmente, o Vestibular UFSC 2020.2 terá suas provas suspensas, e a seleção de candidatos ocorrerá por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições de 2017, 2018 ou 2019.O calendário do processo seletivo, bem como o regramento do certame, será publicado no site da Coperve. Ainda tem dúvidas? Consulte o FAQ da Coperve sobre o Vestibular 2020.2.
  2. A UFSC vai cancelar o Vestibular 2021?
    Não existe definição a respeito. Qualquer anúncio nesse sentido será amplamente divulgado em todas as redes sociais e no site institucional, além do site da Coperve.
  3. Ainda vai ser possível admissão por Transferências e Retornos?
    Em virtude da suspensão de atividades presenciais na UFSC, as datas previstas para o processo de transferência e retornos deverão sofrer alterações, a serem definidas pelo Conselho Universitário da UFSC.Tão logo estejam definidas e aprovadas, as novas datas serão amplamente divulgadas pelo Departamento de Administração Escolar no site http://dae.ufsc.br. O último edital para ingresso em 2020.1., foi publicado em outubro de 2019, e o processo foi encerrado em dezembro de 2019. Para se preparar para o próximo edital, verifique editais anteriores, que contêm informações como documentação necessária, local de entrega, critérios de seleção, etc., Ainda tem dúvidas? Envie um e-mail para dae@contato.ufsc.br.
  4. Como fica a situação dos alunos que foram aprovados no Vestibular para o segundo semestre?

    Não há ainda uma definição de data, mas, o ingresso de 2020.2 se dará a partir do encerramento do semestre 2020.1 e depende de decisão do Conselho Universitário sobre o calendário acadêmico e forma de ensino ( remoto ou presencial a depender das condições sanitárias).

Acesse o FAQ da Coperve para tirar suas dúvidas sobre o Vestibular da UFSC.

 

Sobre a Resolução Normativa nº140 – sobre as atividades pedagógicas não presenciais

  1. Haverá nova oportunidade de trancar o semestre?
    O novo calendário terá um período para ajuste de matrícula no qual todos os estudantes, inclusive os da primeira fase, poderão trancar o curso ou cancelar disciplinas. Também poderão matricular-se em novas disciplinas e nas atividades pedagógicas oferecidas. O trancamento realizado neste semestre não será computado no limite máximo de 4 (quatro) semestres previstos pela Resolução 017/CUn/97.
  2. Poderei me matricular em apenas uma disciplina?
    Durante o Calendário Suplementar Excepcional os estudantes serão dispensados da realização de carga horária total mínima semestral do curso, sem nenhum prejuízo. Quem não puder acompanhar nenhuma disciplina mas não desejar trancar o semestre, para não perder o acesso a benefícios, poderá se matricular em uma “disciplina coringa”. Essa disciplina (GRA0001) valerá para todos os cursos de Graduação, não exigirá pré-requisitos nem terá carga horária, servindo para manter a matrícula na UFSC.
  3. Como serão as aulas?
    Durante a vigência do calendário suplementar teremos apenas atividades pedagógicas não presenciais (aulas, atividades complementares). As atividades serão disponibilizadas aos estudantes no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle. O ensino remoto poderá ser tanto com a presença de alunos e professor ao mesmo tempo no ambiente virtual (síncrono) ou com atividades gravadas ou postadas para acesso dos estudantes a qualquer momento (assíncrono).
  4. Haverá controle de presenças e avaliações?
     A Resolução 140/2020 do Conselho Universitário, que traz as diretrizes para o ensino remoto, permite que os professores façam registro de presença e também avaliações. No entanto, o resultado das avaliações nos semestres excepcionais não será considerado no cálculo do Índice de Aproveitamento Escolar dos alunos.
  5. Quais disciplinas serão oferecidas?
    Na Graduação, as disciplinas e turmas que serão oferecidas, as atividades pedagógicas e o número de vagas em cada disciplina serão definidos pelos Cursos, com concordância dos professores. Na Pós-Graduação, ficará a critério do Colegiado do Programa de Pós-Graduação estabelecer quais disciplinas, turmas e/ou atividades formativas e de pesquisa serão ofertadas.
  6. E as disciplinas obrigatórias que não forem oferecidas agora?
    As disciplinas obrigatórias canceladas deverão ser ofertadas nos períodos letivos seguintes com um número de vagas suficiente para matricular todos os alunos.
  7. E quem está prestes a se formar?
    Alunos formandos, cuja conclusão de curso dependa do cumprimento de apenas uma disciplina obrigatória, poderão requisitar à coordenação do curso a oferta da disciplina. Os formando também terão atenção especial na oferta de estágios e disciplinas práticas, que apenas poderão ser realizadas de modo não presencial.
  8. Como ficam os estágios?
    As Coordenadorias de Estágio, em conjunto com o Colegiados do Curso, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) e Departamentos deverão analisar a possibilidade de continuidade das atividades de Estágio Obrigatório e não Obrigatório, e outras atividades de natureza semelhante. Os estágios poderão ser realizados de forma não presencial, se isso for possível e respeite a legislação do campo de atuação profissional do estágio. Atividades presenciais de estágios curriculares obrigatórios poderão ser autorizados para os cursos ligados ao atendimento na área da Saúde.
  9. Haverá monitorias durante o ensino remoto?
    Cada Departamento de Ensino poderá apresentar proposta de até 3 bolsas de monitoria em caráter emergencial para apoio às atividades pedagógicas não presenciais. A Universidade irá disponibilizar um total de 150 bolsas, com carga horária de 12 horas semanais e vigência durante o Calendário Suplementar Excepcional referente ao primeiro semestre de 2020. Confira os editais de apoio disponíveis.
  10. Não haverá nenhuma atividade presencial na UFSC até o fim do semestre?
    Apenas os cursos de pós-graduação vinculados à saúde humana e animal, e aqueles que desenvolvem pesquisas relacionadas ao combate à Covid-19, poderão requerer o retorno de algumas atividades acadêmicas presenciais.

 

Sobre o ensino de Graduação

Acesse o Portal Prograd – Informação em tempos de pandemia para tirar suas dúvidas sobre assuntos diversos relacionados a atividades acadêmicas no período da pandemia Covid-19. A Agecom também preparou um guia sobre a retomada do ensino, disponível nesta notícia.

 

Sobre o ensino de Pós-Graduação

  1. As aulas da pós-graduação estão acontecendo a distância?
    As atividades de ensino não presencial no âmbito da pós-graduação, assim como na graduação, Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil continuam suspensas. Em 27 de maio, no entanto, houve uma deliberação da Câmara de Pós-Graduação (CPG), que aprovou a possibilidade de utilização de ensino remoto em consonância com as futuras decisões da Administração Central. Portanto, foi aprovado na CPG um instrumento de identificação das condições de oferta e demanda de acesso a estudantes e docentes, além da possibilidade de uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a realização de atividades de ensino remoto na pós-graduação stricto sensu, durante o período de suspensão das atividades presenciais na UFSC, em virtude da pandemia de Covid-19.
  2. Como ficam as entregas de TCC na Biblioteca Universitária?
    A entrega dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) na Biblioteca Universitária (BU) não está suspensa. No caso de estudantes de pós-graduação, os TCCs devem ser entregues no Portal de Atendimento Institucional da BU/UFSC até a data de entrega constante no CAPG. Os estudantes impossibilitados de atender ao prazo de depósito do TCC durante o período de suspensão das atividades em virtude da pandemia, deverão solicitar novo prazo ao Programa.Mais informações no Ofício Circular ou pelo e-mail cap.propg@contato.ufsc.br.
  3. Como fica o Programa Institucional de Internacionalização?
    No que concerne ao Programa Institucional de Internacionalização, a PROPG ressalta, no Ofício Circular nº 10/2020/PROPG. que:
    – Os docentes financiados pelo programa PRINT-CAPES/UFSC que estiverem em atividade junto aos programas deverão mantê-las à distância.
    – As bancas de defesa de pós-graduação deverão ser realizadas por meio de videoconferência
    – Estão suspensas as ações que implicam em mobilidade de estudantes e docentes nacionais e estrangeiros.
    – Os programas de pós-graduação que têm em suas grades curriculares atividades de aula e/ou laboratório com professores oriundos de outros países, na impossibilidade de sua realização remota, deverão suspendê-las até segunda ordem.
    – As reuniões entre os membros dos projetos, seja para processo seletivo ou outras atividades, deverão ser realizadas por videoconferência.
    – O cronograma dos editais em andamento está suspenso, até que a CAPES se manifeste. A PROPG está em contato com a CAPES para construção de novo calendário de mobilidade.
    – Os centros de aplicação de teste de certificado de línguas estrangeiras suspenderam suas atividades.
    Mais informações pelo e-mail cin.propg@contato.ufsc.br
  4. É possível solicitar defesa fora do prazo?
    Sim, é possível. As orientações estão no Ofício Circular nº 23/2020/PROPG.
  5. Como fica a solicitação para emissão dos diplomas?
    Os processos de solicitação de emissão de diploma da pós-graduação stricto sensu deverão ser enviados à Divisão de Expedição e Registro de Diplomas (Dierd/DAE) na forma de “processo digital”. Os documentos que necessitam de autenticação deverão constar o carimbo de “confere com o original” ou a certificação “confere com o original” disponível no http://assina.ufsc.br/.
    Caso a secretaria não possa realizar a autenticação da documentação, alternativamente poderá ser anexada cópia do documento autenticada em cartório.
    A emissão do diploma, bem como sua entrega ao interessado, somente será possível após o retorno das atividades presenciais na UFSC. Até que isto aconteça, deverá ser fornecida “declaração de conclusão do curso aguardando a emissão do diploma”, a qual encontra-se disponível no CAPG e deverá ser assinada pela coordenação do programa.
    Havendo necessidade de a “declaração de conclusão do curso aguardando a emissão do diploma” ser emitida pelo setor de expedição de diploma da UFSC, a solicitação fundamentada e documentada deverá ser feita diretamente ao DIERD/DAE, para o e-mail: dierd.dae@contato.ufsc.br. As orientações completas estão no Oficio Circular nº 22/2020/PROPG.

 

Sobre a inclusão digital dos estudantes para as atividades pedagógicas não presenciais

  1. A UFSC oferecerá computadores e acesso à Internet aos estudantes que não têm condições de assistir às aulas remotamente?
    Sim, a Universidade já garantiu que fará o empréstimo de computadores e fornecerá auxílio para compra de pacotes de acesso à Internet aos estudantes de graduação, pós-graduação stricto sensu e do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação. Desde 1º de julho é possível que os alunos interessados efetuem seu cadastro por meio do site https://inclusaodigital.ufsc.br/. Ainda tem dúvidas? Consulte o FAQ elaborado pela PRAE.

 

Sobre o trabalho de técnicos-administrativos em Educação (TAEs) e docentes durante a pandemia

  1. Sou servidora/servidor da UFSC e gostaria de falar com alguém sobre o teletrabalho durante a pandemia. Com quem eu falo?
    A Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) preparou um site especial com informações sobre todos os aspectos da vida funcional durante a pandemia. A equipe está trabalhando remotamente, e concentrou no site prodegespcoronavirus.ufsc.br todas as informações. Caso ainda precise de orientações, entre em contato.
  2. Sou do grupo de risco para COVID-19, como posso registrar minha condição com a UFSC?
    São considerados grupo de risco os servidores com 60 anos ou mais; com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves; coabitação com pessoas com suspeita ou confirmação de COVID-19; gestantes; lactantes; servidores com deficiência, e também, aqueles que coabitam com pessoa com sessenta anos ou mais; com pessoa com imunodeficiências ou com doenças preexistentes crônicas ou graves, relacionadas em ato do Ministério Saúde; com gestante ou lactante ou ainda com pessoa com deficiência. Todas as informações estão disponíveis no site.

Mais informações no site especial da Prodegesp durante a pandemia: https://prodegespcoronavirus.ufsc.br/